Buscar

Corrida: um remédio para a saúde mental


Confira a entrevista com a psicóloga Daiane Gonçalves!

Já temos discutido a corrida como um remédio sem igual para a saúda do corpo algumas vezes aqui no blog DTO e também nos portais de esporte e corrida pela internet. Sendo um esporte extremamente completo para partes cardíaca, muscular, torácica e demais, que tal pensarmos agora o esporte como um remédio também para a saúde mental?


Estresse, depressão, pânico e outros transtornos já se caracterizam como os maus do século. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas em 2017, 23, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Para entender se a corrida pode ou não ser um grande aliado no combate deste tipo de doença e o que faz dela um destaque frente a outros esportes, entrevistamos a Psicóloga especialista em Gestalt terapia Daiane Gonçalves da Silva.


Confira a entrevista na íntegra e surpreenda-se com a fala de Daiane!


“A prática de exercícios físicos tem diversos impactos positivos para a saúde mental. Um dos seus principais recursos é a produção e liberação de hormônios como a endorfina, que está entre os hormônios geradores de bem-estar, sendo conhecida como "o hormônio do prazer" por seu potencial de relaxamento.


Esta sensação de bem-estar que a prática de exercícios possibilita faz dela um recurso de prevenção e manutenção da saúde mental. Entre os benefícios encontrados podemos citar o alivio do estresse e da ansiedade, maior disposição, aumento da concentração e como resultado uma melhora na produtividade, além de ser ainda um auxiliar para um sono mais reparador.


A soma de todos esses ganhos pode ocasionar uma melhora do humor, por isto o exercício físico é altamente recomendado nos casos de depressão, como em diversos outros comprometimentos ligados a saúde mental.


Certamente a prática da corrida é um aliado para o aumento da autoestima, pois independente de seus objetivos esta prática pode servir como uma ferramenta para melhorar a imagem que você tem de si mesmo. Sensações como superação, alcance de metas, determinação, podem ser experimentados através da corrida. Porém é importante respeitar seus limites e avançar de acordo com suas capacidades atuais, para evitar possíveis frustrações e levar à desistência.


A atividade física pode ser classificada como um sinônimo de autocuidado, pois é um tempo da sua rotina que você se dedica apenas a você! Quando trata-se de um exercício de fácil execução, como a corrida, a prática pode possibilitar um tempo de silêncio (ou na companhia daquela playlist) que faz você entrar em contato com você mesmo, com seu corpo, com sua respiração, entre outras sensações, tendo estas ações como únicas merecedoras de sua atenção naquele momento, interrompendo assim aquele fluxo irracional de preocupações diárias.


Essa capacidade de nos manter no agora, provocando uma autopercepção sobre corpo e mente, faz da corrida uma prática terapêutica poderosa.

Se a prática for realizada em grupo ainda possibilita aproximar-se de pessoas que compartilham dos mesmos interesses e assim criar novos vínculos.

Vale acrescentar que além destes benefícios a curto prazo os exercícios servem como prevenção a diversas doenças, como as degenerativas, pois estimulam o desenvolvimento e manutenção das células neurais".

20 visualizações
SIGA-NOS!
  • Facebook - DTO Sports
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

contato@dtosports.com.br

+ 55 (47) 9 9960-2862

Balneário Camboriú - SC 

© 2020 por DTO Sports.