Buscar

Correr ou sair correndo!

Fala galera, vamos para mais uma matéria em nosso Blog, desejamos uma boa leitura e bons treinos!


Correr parece simples e fácil, apenas é preciso de um tênis, um shorts, uma camiseta e um motivo para iniciar. A corrida basicamente consiste em uma fase aérea, ter movimentos simples e ritmados, os braços em movimentos alternados em um ângulo de 90º, já os membros inferiores terão uma fase de impulsão pela perna posterior que, em contato com o solo, é estendida projetando o corredor a frente durante a fase aérea, joelho é flexionado e a perna anterior é projetada a frente com o objetivo de uma amplitude de passada. Pronto, você já está correndo.


Isto tudo parece fácil, mas não é o que se vê pelas ruas. Muitas pessoas ainda acreditam que a corrida é uma caminhada com velocidade alterada, o que é um grande erro.

Com o aumento do número de praticantes de corrida no Brasil, é comum ver muitas pessoas correndo pelas ruas, sem técnica, planejamento e cometendo diversos erros técnicos, que podem ocasionar lesões, tais como: correr saltando, inclinar o tronco a frente, exagerar na rotação do tronco, pouca ou nenhuma elevação dos joelhos, exagerar nos movimentos de membros superiores ou com membros superiores sem movimentação.


“O aprendizado da técnica da corrida ajuda a prevenir lesões, melhora o desempenho, tornando sua corrida segura e eficaz. Para isso foram desenvolvidos exercícios educativos e de fortalecimento, que atuam na melhora da postura, na coordenação motora, no desempenho de cada fase da passada, na eficiência mecânica, no controle da respiração, no fortalecimento da musculatura, evitando assim, uma fadiga precoce e prevenindo lesões” (Machado, Alexandre – 2009)

Além da técnica, outro fator importante é a periodização de seu treinamento, que consiste, em um processo continuo, sistemático e cientifico de treino, dependendo do tempo e objetivo pré-estabelecido.


A escolha de um tênis apropriado a sua pisada, também favorece no seu desempenho, na sua postura e previne lesões. O ideal é sempre intercalar um tênis mais estruturado para os treinos mais longos e um tênis mais leve para os treinos de velocidade.

A corrida é um prazer, emoção, uma ciência complexa e cheia de detalhes. Para cada planilha de treinamento, cada sessão e cada dia de repouso, existe uma gama de conhecimento cientifico com a finalidade de tornar o treinamento mais eficiente e seguro para o seu praticante.


Correr exige um esforço, técnica e acompanhamento de um profissional especializado, sair correndo é uma boa atitude, mas sem orientação pode ocasionar uma grave lesão.

O amor pela corrida se torna muito maior, quando vemos os nossos resultados, ainda mais quando nos sentimos bem, por isso, procure sempre uma assessoria ou um profissional de Educação Física.


Obrigado pela leitura, acompanhe nosso blog com informações sempre atualizadas e participem de nossos eventos!!!


Em breve estaremos juntos novamente.


Um grande abraço e bons treinos!


Diego Oliveira

Bacharel em Educação Física – pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Cref 017651 – G/SC

Especialista em Administração e Marketing Esportivo

Personal Trainer

Sócio da DTO SPORTS

11 visualizações
SIGA-NOS!
  • Facebook - DTO Sports
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

contato@dtosports.com.br

+ 55 (47) 9 9960-2862

Balneário Camboriú - SC 

© 2020 por DTO Sports.